Orquestra de Flautas Transversas

Criada em 2011, a Orquestra de Flautas Transversas do Instituto Popular de Arte-Educação-IPDAE é resultado do trabalho desenvolvido na classe de flauta transversal da Escola de Música IPDAE. Tem como regente e coordenador artístico o professor e flautista Ademir Schmidt. Apresenta vários diferenciais, entre eles está a rara formação; além de difundir a música popular e a música erudita por meio da flauta transversal. Quanto a estética, a Orquestra através de seu repertório, procura estilizar as músicas, dando uma roupagem o mais fiel possível ao estilo, ao período, e ao compositor que está sendo interpretado.

Formada por seis músicos, entre os integrantes destacam-se dois ex-alunos do IPDAE, os exímios instrumentistas Rafael Marques e Luciano Gularte Corrêa, que atuam como solistas; ambos estão cursando o 4º. ano da graduação em flauta transversal no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e integram o elenco de monitores da classe de Flautas Transversal do Curso de Extensão em Música da UFRGS.

Orquestra de Flautas Transversas - Composição

  • Regente: Ademir Schmidt
  • Bruno Santos dos Santos 
  • José Vitor Rodrigues Bulso
  • Luciano Corrêa Gularte
  • Rafael dos Santos Marques
  • Sthevan dos Santos Nunes
  • João Pedro Germano Pagliosa

O regente - Ademir Schmidt

Natural de Novo Hamburgo, iniciou seus estudos com o saudoso músico e professor Davi Rosa. Cursou a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre-OSPA, é Bacharel em Flauta Transversal pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do RS - UFRGS. Participou de diversos seminários de música com destaque para o II Festival Internacional de Flautistas, onde fez aulas com professores de renome Internacional: Alain Marrion, Michael Faust, Michael Titt, Angelita Floyd e Sato Moughalian.
Integrou o elenco de professores da Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE. Atuou como flautista em várias Orquestras, entre elas destaca sua participação na Camerata Bruno Kiefer,na OSPA, Orquestra Sinfônica do SESC, Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo-OSNH e Orquestra de Sopros EINTRACHT.
Atualmente é professor da classe de Flauta Transversal do Colégio Sinodal, no Instituto de Educação Ivoti (Ascarte) e no Instituto Popular de Arte e Educação-IPDAE. É regente da Orquestra de Sopros de Ivoti, Orquestra de Sopros Eintracht, Orquestra Jovem IPDAE e Orquestra de Flautas Transversas IPDAE.

Solistas
Luciano Gularte Corrêa
Formado em Flauta Transversal pela Escola de Música do Instituto Popular de Arte-Educação IPDAE, está cursando o 7º. Semestre da graduação em Flauta Transversal do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-Ufrgs e integra o naipe de flauta transversal da Orquestra de Sopros Eintracht de Campo Bom, RS. A partir de 2015 passou a integrar o elenco de monitores do Curso de Extensão em Música da UFRGS, na classe de flauta transversal.

Rafael Marques
Formado em Flauta Transversal pela Escola de Música do Instituto Popular de Arte-Educação IPDAE, está cursando o 7º. Semestre da graduação em Flauta Transversal do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-Ufrgs e integra o naipe de flauta transversal da Orquestra de Sopros Eintracht de Campo Bom, RS.
Em 2012, Marques foi um dos vencedores do Concurso Jovens Solistas da Orquestra de Câmara Fundarte, da Fundação Municipal de Artes de Montenegro. A partir de 2015 passou a integrar o elenco de monitores do Curso de Extensão em Música da UFRGS, na classe de flauta transversal e também o elenco de professores da Escola de Música IPDAE.

 

 

O concerto
Sob a regência de Ademir Schmidt, que também assina a adaptação para orquestra de flautas transversas e os arranjos das composições Rhapsody in Blue (G. Gershwin), Adágio em Sol m (T. Albinone) e Yesterday (P. Mcartney e J. Lennon), e tendo como solistas Luciano Gularte Corrêa e Rafael Marques, o repertório que a Orquestra executa faz um passeio pela música erudita do período Barroco com destaque para Pachelbel e Bach, do romantismo de Liszt ao clássico de Beethoven, passando pela contemporaneidade dos Beatles e pela música popular brasileira de Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Ary Barroso e Ernesto Nazareth.

 

Programa

-Rhapsody in Blue George Gershwin (1898-1937)

-Minueto em Sol M L. V. Beethoven (1770-1827)

-Badinerie J. S. Bach (1685- 1750)  -   Solista: Luciano Gularte Corrêa

-Adágio em Sol m T. Albinone (1671- 1750)

-Sonata em Ré M, movimentos: I Gravement
  II Allemande e V Gayment J. B. de Boismortier (1689-1755)

-Humoresque nº 7 AntonínDvorák (1841- 1904)

-Invenção nº II e XV J. S. Bach (1685- 1750)

-Rêve D' Amour Franz Liszt (1811- 1886

-Canon in D J. Pachelbel (1653- 1706)

-Habanera da Ópera Carmem Georges Bizet ( 1838- 1875)

-Yesterday P. Mcartney e J. Lennon -   Solista: Rafael Marques

-La Paloma S. De Yradier (1809- 1865)

-Carinhoso Pixinguinha ( 1898-1973)  -   Solista: Rafael Marques

-Odeon Ernesto Nazareth ( 1863- 1934)

-Aquarela do Brasil Ary Barroso (1903- 1964)

-Asa Branca L. Gonzaga (1912- 1989) H. Teixeira (1915- 1979) -   Solista: Luciano Gularte Corrêa

-Tico-Tico no Fubá Zequinha de Abreu (1880- 1935)

 

Histórico da ORQUESTRA DE FLAUTAS TRANSVERSAS IPDAE

Desde 2014, a OFT IPDAE vem conquistando espaço no cenário musical de Porto Alegre e Interior do RS. Em 2015 apresentou concertos que marcaram a abertura da programação ECARTA Musical, da Fundação Cultural ECARTA, em Porto Alegre, da temporada de concertos do projetos MusiCâmara, realizado pela Presto Produções Artísticas na Igreja do Relógio, em São Leopoldo e da programação comemorativa aos 42 anos da Fundação Municipal de Artes de Montenegro-Fundarte, em Montenegro. Os concertos apresentados em Pelotas marcaram o encerramento do VI Encontro Estadual de Flautistas do Rio Grande do Sul e da programação da Bienal de Arte- Cidadania, realizada pela PREC - Pró- Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas.

Apresentações em Porto Alegre, no Teatro Carlos Urbim dentro da programação da 61ª. Feira do Livro de Porto Alegre, na Série de Recitais Casa da Música, no Musical Évora no Foyer do Theatro São Pedro, no Centro Cultural CEEE-Erico Verissimo e no Espaço Antiga Matriz de São Miguel, em Dois Irmãos, integraram a agenda do ano passado.

FLAUTAS TRANSVERSAS IPDAE

AGENDA - 2016

- Dia 01 de abril - 17h e 15min - Virada Sustentável Porto Alegre - Auditório Araujo Viana - Av. Osvaldo Aranha, 685. Site : www.viradasustentavel.com/vs2016/poa/programa/

- Dia 04 de junho - 18h - Santander Cultural - Av. 7 de Setembro, 1028. Site: www.santander.com.br

- Dia 03 de Setembro - 20h - Biblioteca Pública Pelotense - Praça Cel. Pedro Osório, 103 - Entrada 01 kg de alimento não perecível para o Programa Mesa Brasil - Realização IPDAE e SESC RS.

- Dia 23 de setembro - 20h - Sesc Canoas - Av. Guilherme Schell, 5340 - Entrada 01 kg de alimento não perecível para o Programa Mesa Brasil.

- Dia 30 de Outubro - 17h – Biblioteca Pública do Estado do RS – Salão Mourisco – Rua Riachuelo, 1190 – Centro Porto Alegre – Entrada Franca.

 

AGENDA - 2015

- Dia 10 de janeiro - 19h - Fundação Ecarta - Av. João Pessoa, 943 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre.

- Dia 20 de março - 20h - São Leopoldo - Projeto MusiCâmara - Igreja do Relógio - Av. Osvaldo Aranha, 450 - Centro.

- Dia 16 de maio - 10h - Porto Alegre - Portas Abertas - Auditório da Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Campus central - Rua Sarmento Leite - Centro Histórico.

- Dia 22 de maio - 19h30min - Porto Alegre - CCCEV - Auditório Barbosa Lessa - Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico.

- Dia 31 de maio - 18h - Dois Irmãos - Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel - Av. São Miguel, 453 - Centro.

- Dia 1º de junho - 20h - Montenegro - Teatro Therezinha Petry Cradona - Programação do Aniversário de 42 anos da Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Fundarte - Rua Capitão Porfírio, 2141 - Centro.

- Dia 27 de setembro - 18h - Porto Alegre - Porto Alegre - Série Recitais Casa da Música - Rua Gonçalo de Carvalho, 22 - Bairro Floresta.

- Dia 18 de novembro - 12h30mim - Porto Alegre - Musical Évora - Foyer do Teatro São Pedro - Praça MalDeodoro, s/no. - Centro Histórico.