Biblioteca Leverdógil de Freitas

A Biblioteca Leverdógil de Freitas, fundada no ano de 2000, atende os alunos da Escola de Música, a comunidade do entorno e outros interessados de modo geral. A biblioteca é composta por um grande acervo especializado em música, como partituras, livros de teoria musical, etc.; um excelente acervo de literatura, obras de pesquisa em geral, além de cds e periódicos. O acervo se constitui por 35 mil obras provenientes de doações dos mais diversos locais e pessoas. Atualmente a biblioteca conta com mais de 3.200 associados leitores. O número de livros retirados para leitura e pesquisa ultrapassa 1.500 por mês.
O espaço é procurado por moradores da Lomba do Pinheiro e também de outros bairros de Porto Alegre e municípios vizinhos. Entre os usuários destacam-se os estudantes de ensino fundamental, médio e superior que realizam leituras e pesquisas. Os moradores da comunidade são leitores frequentes: há senhoras, donas de casa, que chegam a ler 136 livros por ano. As crianças também são assíduas, impelindo a biblioteca a manter sempre atualizado o setor infantil.
Para associar-se é necessário apresentar carteira de identidade, comprovante de residência e contribuir com uma taxa de R$ 5,00. Essa inscrição é válida por dois anos. Os sócios podem retirar no máximo três livros, tendo o prazo de uma semana a quinze dias para devolvê-los. O período de renovação é quinzenal, contanto que o livro não esteja na lista de reservas.
O nome da biblioteca é uma homenagem póstuma àquele que foi um expoente do teatro gaúcho: Leverdógil de Freitas. Mais do que um grande ator, Lever, como era chamado pelos amigos, foi um grande ser humano.
Atualmente a biblioteca está passando por um processo de informatização do acervo,através deste trabalho o usuário pode consultar a existência de livros disponíveis no acervo da biblioteca acessando o site do IPDAE (acervo on-line). Já está disponível para consulta toda a literatura norte-americana e literatura brasileira que se encontram na instituição. Por meio deste serviço on-line o usuário pode procurar livros através do título, autor, assunto, editora, coleção, etc.

Programas de leitura

Oficina de Leitura: Ler é se deslumbrar. Nesta perspectiva, a Oficina de Leitura possibilita uma experiência de encantamento da criança com o livro. Durante a oficina, sensibiliza-se para o quão interessante torna-se o cotidiano do ser humano com a inclusão do hábito da leitura. Entre outras atividades, a oficina desenvolve técnicas de produção textual qualificando a escrita de forma lúdica.

Hora do Conto: É uma atividade permanente da biblioteca para alunos da Escola de Música do IPDAE, com o objetivo de despertar o gosto pela leitura desde a infância. A comunidade escolar também pode desfrutar dessa atividade mediante agendamento. A Biblioteca vai até elas com histórias divertidas que atraiam os pequenos para o mundo da leitura, além de proporcionar uma atividade rica em conhecimento.

Varal da Poesia: É um projeto que propõe a aproximação das crianças e adolescentes à poesia e ao fazer poético. O usuário da biblioteca é instigado a ler obras de poesia de diversos autores e, após a leitura, é incentivado a produzir versos a partir da “bagagem” adquirida nesta atividade. Estes versos serão expostos no Varal da Poesia na biblioteca, enquanto uma equipe de professores do IPDAE escolhe algumas poesias para serem publicadas em um livreto a ser distribuído na atividade de encerramento do ano.

Leitor do Ano: É a premiação dos leitores mais assíduos da biblioteca. O foco é dar destaque àqueles que retiraram o maior número de livros nas categorias infantil, juvenil e adulto. Os vencedores recebem medalha, diploma e um livro durante o evento de encerramento do ano do IPDAE.

Livro na Lomba: Biblioteca Leverdógil de Freitas IPDAE realiza 3ª Edição do Projeto Livro na Lomba. Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes, este é o lema da antiga tradição da Catalunha. No dia 23 de abril é comemorado o Dia de São Jorge, padroeiro daquela província espanhola, e lembrada a morte do escritor Miguel de Cervantes ocorrido no mesmo dia, em 1616. De acordo com o costume catalão, os livreiros entregam uma rosa juntamente com cada livro vendido neste dia e muitas pessoas presenteiam com livros e rosas seus amigos e familiares. Segundo a diretora do IPDAE, Fátima Flores, o Projeto Livro na Lomba tem como principal objetivo instigar a leitura através da distribuição de livros e, por consequência, divulgar a Biblioteca Leverdógil de Freitas e fomentar a leitura possibilitando aos moradores o acesso ao livro gratuitamente.