Escola de Música SANDBERG * do IPDAE

A Escola de Música SANDBERG do IPDAE tem como missão propiciar o acesso à música como instrumento de desenvolvimento do indivíduo e de sua comunidade. Os alunos contam com instrumentos e materiais didáticos adequados e com um corpo docente com sólida formação e experiência na área. Os cursos oferecidos são para o público infantil e juvenil na faixa etária de 08 a 17 anos, e o beneficiário colabora com um material de limpeza por mês. Os resultados obtidos pela escola são facilmente percebidos através da procura crescente pelos cursos, pelo envolvimento cada vez maior das crianças e adolescentes e, principalmente, pelas mudanças de comportamento e atitudes dos alunos, mensuradas no meio social, familiar e no rendimento escolar.

A Escola possui um programa de ensino de oito anos de duração, sendo que para cada instrumento há um plano de curso de três níveis: nível I e II com três anos e o nível III com dois anos. Os alunos têm aulas individuais e por grupos de instrumentos, aulas teóricas, trabalhos em grupo e, à medida que vão avançando seus estudos, são convidados a participarem das Orquestras Jovem, de Câmara, de Flautas Transversas, de Violoncelos e de Violinos e dos Coros Infantil e Jovem. A avaliação se dá através de uma prova prática por semestre em que o aluno executa, perante uma banca de professores, os conteúdos já desenvolvidos. A Escola trabalha com o sistema de avaliação responsiva, com parecer descritivo do professor baseado em critérios próprios de cada instrumento, e autoavaliação do aluno.

Tamanha dedicação já rendeu frutos: nesses seis anos de fundação, a Escola de Música já tem cinco alunos seguindo a carreira profissional e cursando a Faculdade de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Eles ainda integram as orquestras da instituição e colaboram ativamente nas atividades do IPDAE. Todo o trabalho de educação musical, de grande qualidade técnica e humana, só tem sido possível em virtude de uma doação realizada à Escola de Música IPDAE “in memoriam” de Joan e Donald Sandberg, pianista e compositor.

* O nome da Escola de Música JOAN E DONALD SANDBERG é uma homenagem póstuma a estes dois grandes musicistas norte-americano. ( Em breve estaremos postando maiores informações sobre eles).

Cursos

“O visitante que ousa derramar seu olhar sobre coisas belas, por certo atenta para o brilho nos olhos daquelas crianças que expandem acordes capazes de espantar a tristeza e gerar emoções incontidas. Em contato com a natureza, passam aos que têm o privilégio de comparecer ao local, a sensação de penetrarem em um mundo encantado, só existente nos livros de Andersen ou Lewis Carroll. Por certo aqueles meninos e meninas crescerão moldando outro conceito de valores pessoais e morais em sua personalidade, pois o efeito humanístico e terapêutico que a música proporciona ao ser humano é senso comum entre os conhecedores da matéria”. (Carta do advogado e escritor Guido Callegari, após visita ao IPDAE)

A Escola de Música Sandberg oferece os seguintes cursos:

 

Violino – Profª Iris Andrade

Violino - Profº Ivan Andrade

Flauta Doce – Profª Walkiria Morato

Flauta Transversal - Profº Ademir Schmidt

Viola - Profª Priscila de Souza Pinto

Viola - Profº Thiago de Souza Pinto

Violoncelo – Profº Lucas Duarte

Contrabaixo - Profº Luciano Dal Molin

Teoria e Percepção Musical – Profª Priscila Medina Gubert

Canto Coral – Profª Priscila Medina Gubert

Teoria e Percepção Musical - Profº Rafael dos Santos Marques; Profª Priscila Medina Gubert

Piano – Profª Pâmela Ramos

Projetos

Audição de Alunos: A ideia é promover pequenos recitais para apresentar o aprendizado e desenvolvimento dos alunos da Escola de Música perante seus familiares, comunidade e corpo docente, possibilitando-lhes a vivência de tocar e cantar em público. 

Vamos ao Concerto: Pretende-se com este projeto, possibilitar aos alunos da Escola de Música e à comunidade idas gratuitas a concertos, oportunizando a observação e o contato com diferentes grupos, repertórios, instrumentos e instrumentistas, ampliando com isso suas vivências musicais. Ocorre uma vez ao mês.

Seminário de Música

II Seminário de Música – Verão 2014

Entre os dias 18 e 21 de fevereiro, o IPDAE realizou a segunda edição do Seminário de Música. O evento foi sediado na Fazenda da Figueira, em Eldorado do Sul, e a programação incluiu aulas de instrumentos (individual e grupo) e ensaios de naipe e das orquestras. Ao todo participaram 47 alunos e seis professores da Escola de Música, além de pais e da equipe técnica do IPDAE. 
O seminário teve como meta principal fomentar o trabalho em grupo, avançando nos estudos de repertório das orquestras Jovem, de Câmara, de Flautas Transversas, Violoncelos e Violino. A sociabilização e os quatro dias de estudos proporcionaram resultados muito significativos, tanto para a motivação do aluno quanto para o seu aprendizado. Os alunos realizaram um concerto de encerramento do evento já com o repertório estudando durante os quatro dias. O seminário contou com o patrocínio significativo do Comitê de Funcionários do Banco do Brasil. 


I Seminário de Música IPDAE - Verão 2008

O I Seminário de Música foi um evento destinado aos alunos com o objetivo de dar continuidade às ações desenvolvidas pela Escola de Música IPDAE ao longo do ano letivo. As atividades intensivas buscaram aprimorar tanto as habilidades musicais quanto de socialização, envolvendo aulas individuais, em grupo, prática de conjunto, pesquisa sobre compositores, concerto didático, palestra sobre questões posturais e tarefas lúdico-musicais.
O foco do seminário foi a música do Período Barroco em comemoração aos 330 anos de nascimento do compositor italiano Antônio Vivaldi (1678/1741). As aulas de instrumentos foram ministradas pelos professores da instituição e as demais atividades, por convidados. Ao término do evento, ocorreu o Concerto de Encerramento realizado pelos alunos e professores participantes.